•  
  •  

Ilustrações 2019 - O Frade

Cultura

As primeiras Ordens Cristãs eram compostas por homens e mulheres que se retiravam do quotidiano para viverem em grandes mosteiros, que se espalhavam por toda a Europa, com o intuito de melhor adorar a Deus.

Os frades surgiram com o crescimento das cidades e com a necessidade de tornar o catolicismo mais presente e próximo da sociedade. Constituíram assim um novo tipo de ordem religiosa, que vivia menos enclausurado e cuja missão era ajudar os pobres e os doentes ou o ensino.

Na Baixa Idade Média, mais concretamente entre os séculos XII e XIII, foram fundadas ordens que ainda hoje conhecemos, como os franciscanos ou as carmelitas. Os seus membros realizavam votos de pobreza, castidade e obediência, renunciando à posse de quaisquer bens. Subsistiam por intermédio de esmolas e dádivas de fiéis.

Com o crescimento destas ordens e o aumento do seu poder político, as autoridades eclesiásticas deixaram de ser tão rigorosas e austeras quanto à sua forma de subsistência e é nesta altura que alguns conventos franciscanos e dominicanos se destacam pela magnificência das suas obras de arquitetura e cujo melhor exemplo em Portugal é o Mosteiro da Batalha.