XXIII Edição dos Dias Medievais em Castro Marim

Os Dias Medievais estão de regresso, naquela que será a sua 23ª edição, de 24 a 28 de agosto, depois de dois anos de ausência devido à pandemia. Cabe-nos agora retomar, com a devida cautela, aquele que é o maior evento de Castro Marim, com todo o rigor histórico a que nos habituou.

Durante cinco animados dias e cinco misteriosas noites, convidamo-lo a regressar à época mais intrigante da história, num evento que se distingue pela preocupação com o rigor histórico e pela participação de mais de 30 grupos de animação, nacionais e internacionais, alguns só com presença em Castro Marim. Por palcos distintos da vila, desde o mercado medieval até ao Castelo, poderá conhecer a diversidade de artes e performances, desde teatros de rua, grupos “passa calles”, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, música medieval, música e dança árabe-oriental, música sacra, danças medievais, encantadores de serpentes, arruadas e ainda demonstrações de falcoaria.

Embora a animação circule por todo o recinto, o Castelo é o palco principal dos Dias Medievais em Castro Marim. Sendo este o cenário mais leal possível à Idade Média, aqui estão representadas mais de 45 artes e ofícios e é também aqui que decorrem os grandes espetáculos, como os torneios medievais a cavalo. Outra das grandes atrações, são os banquetes (apenas mediante reserva), que decorrem num espaço exclusivo e à luz misteriosa das tochas. A ementa reúne as melhores iguarias da época medieval e durante a ceia os comensais são entretidos pelas performances dos grupos de animação. Uma experiência diferente será a mesa real, com 10 convivas por noite, com a pompa e circunstância das cortes da Idade Média - “Seja Rei por uma Noite”.

Ainda no Castelo, a exposição de Instrumentos de Tortura e Punição (cofinanciada pelo Interreg V-A, apoiada pela União Europeia, cofinanciada a 75% pelo FEDER, projeto FOURTOURS), que nos recorda algumas das razões pelas quais a Idade Média foi a Idade das Trevas.

Os Dias Medievais são um evento pensado para as famílias, não faltando espaços destinados às crianças no castelo (junto á loja medieval) e na vila (junto à Igreja Matriz e na Rua dos Combatentes da Grande Guerra), que contam com oficinas, jogos, carrocéis e contadores de histórias.

A Recriação Histórica no Forte de S. Sebastião é outro dos palcos deste evento. Pela Associação Companhia Livre, a “Guarnição Militar Século XVII – A Restauração”, com exposições temáticas e demonstrações de esgrima e de equitação.

Além da animação, participam nos Dias Medievais centenas de pessoas trajadas, que colaboram para que esta seja uma viagem verdadeiramente inesquecível, de onde difícil será regressar. Pelas ruas e ruelas vai encontrar reis e rainhas, cavaleiros de armaduras reluzentes, bobos e jograis, comerciantes, monges, damas e nobres, mas também criaturas mitológicas, monstros, criaturas demoníacas e mágicas, que explicavam tudo o que ainda era vago e impreciso. O desfile medieval é sempre uma das melhores oportunidades para absorver este universo de fantástico, acontecendo no primeiro e no último dia: 24 de agosto – 19h00 e 28 de agosto – 17h30.

Como Eco Evento, o objetivo passa por conseguir uma redução drástica de resíduos e uma reutilização máxima dos bens e cenários de cada edição. A registar já uma efetiva redução de gasto em papel na produção de todos os materiais gráficos e de um novo regulamento para os estabelecimentos aderentes, que terão a obrigatoriedade de usarem todo o material reciclável. Foi ainda reforçado o investimento na prevenção e intervenção, quer na área da segurança quer do socorro.

As bilheteiras dos Dias Medievais em Castro Marim abrem pelas 15h00, enquanto as atividades e animação do evento arrancam às 18h00 e encerram às 00h00. Durante o evento, organizado pela Câmara Municipal de Castro Marim, o Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) funcionará como posto de informações e de apoio.

Bilhetes à venda na bilheteira online BOL (https://diasmedievaiscastromarim.bol.pt) e nos diversos pontos de venda associados.

Mais informações em: