•  
  •  
  •  
  •  

Instrumentos de Tortura

Durante os Dias Medievais é possível observar no Paiol do Castelo a Exposição dos Instrumentos de Tortura e Punição. Nesta exposição são exibidas réplicas de alguns instrumentos utilizados na Idade Média, tais como, a Jaula Suspensa, a roda, o Empalamento, a Forca ou o Garrote Espanhol, mostrando-nos uma das razões pela qual a Idade Média é considerada por muitos como a Idade das Trevas.

 A idade medieval foi uma época de grandes feitos, marcada por uma grande religiosidade, pelas cruzadas, pelas lutas contra os infiéis e o paganismo.

É neste contexto que surgem os instrumentos de tortura, que eram empregues nos interrogatórios judiciais e inquisitoriais, destinados a punir aqueles que haviam cometido qualquer tipo de crime, para castigar os hereges, já que para eles a dor da tortura serviria para auxiliar os “pecadores” a redimirem-se dos seus pecados.

Normalmente os condenados recebiam a sua pena em público, com o fim de servir de exemplo, tornando-se em autênticos espetáculos para as multidões que os presenciavam, podendo ser queimados na fogueira ou morrer pela forca.