•  
  •  
  •  

Sítio Ria Formosa/Castro Marim

O Sítio Ria Formosa/Castro Marim está integrado na Rede Natura 2000, rede ecológica europeia que tem por objetivo assegurar a biodiversidade através da conservação dos habitats naturais e da fauna e flora no território da União Europeia.

O Sítio Ria Formosa/Castro Marim estende-se desde o Concelho de Loulé ao de Vila Real de Santo António com uma área de 17520 ha. O sítio engloba o sapal de Castro Marim, a zona da mata litoral de Vila Real de Santo António e a ria formosa, a qual, pela sua diversidade, complexidade estrutural e dimensão é a mais importante área húmida do sul do país.

No sítio é notável a longa faixa de ilhas-barreira, com bancos de areia permanentemente submersos e habitats dunares razoavelmente bem conservados, que asseguram a proteção de uma ria onde desaguam alguns cursos de água e se encontra uma vasta área de habitats salgados sujeitos à influência das marés. Aqui incluem-se lagoas salgadas ou salobras e salinas exploradas de forma extensiva, lodaçais e areais a descoberto na maré baixa e sapais onde domina a vegetação halófita.

No cordão dunar é possível observar todo um cortejo de habitats dunares. Também o elenco florístico do Sítio é de excecional valor, ocorrendo aqui as únicas populações nacionais do briófito Riella helicophylla e da Arméria velutina.