Biblioteca Municipal de Castro Marim

Foi em 24 de Junho de 2008, dia que os castromarinenses celebram o seu Feriado Municipal, que um edifício de valor patrimonial, histórico e até sentimental para a população, abriu as suas portas ao público completamente renovado e reabilitado e com uma missão muito especial na comunidade: a casa do conhecimento. Trata-se, naturalmente, da Biblioteca Municipal de Castro Marim.

Este equipamento de apoio à cultura e educação constituiu, desde sempre, uma prioridade do Executivo Municipal e teve como criador o Arquitecto José Alberto Alegria que, trabalhando sob influência dos quatro elementos da vida (Terra, Ar, Fogo e Água), trouxe à luz um edifício de marcada influência mediterrânica do Algarve Al-Andalus, concretizado em materiais de construção artesanais e tradicionais da zona. Esta combinação resulta num edifício exemplar, de grande beleza, pleno de luz e cor, de características únicas que tem impressionado os seus visitantes.

São 1477m2 divididos em três pisos distintos, cada um com funcionalidades específicas. No Piso -1 encontramos um auditório com capacidade para 186 lugares sentados, um espaço agradável, acolhedor e confortável que permite utilizações diversas como conferências, teatros, cinema, debates, recitais, etc.

Passando ao piso 0 encontramos a secção infantil e juvenil onde os mais novos têm ao dispor um fundo documental livro e não livro adequado à idade. Para além dos 6 computadores com acesso à Internet e nos quais podem realizar trabalhos escolares, existe a possibilidade de visionarem filmes de animação e de escutarem Cd´s musicais da sua preferência. Esta secção disponibiliza, ainda, publicações periódicas do agrado dos utilizadores.

As atividades permanentes desta secção são a Hora do Conto, o Painel dos Contos, a oficina de ilustração, entre outras. A secção Infantil dispõe ainda de uma bebeteca, um espaço destinado às crianças das mais tenras idades e no qual podem manusear os primeiros livros.

O sector infantil da Biblioteca municipal realiza, durante o ano letivo, um intenso e próximo trabalho com o agrupamento de escolas de Castro Marim, ao nível do ensino pré-escolar e 1º ciclo, no âmbito da promoção do livro e da leitura. Em tempo de interrupção letiva, essas ações encontram a sua continuidade através do Programa “Férias Ativas”.

Os adultos encontram o seu espaço próprio no 1º piso, onde reside um fundo documental livro que contempla todas as áreas do conhecimento, o mesmo sucedendo com o espaço de vídeos e Cd´s, com espaço destinado ao visionamento de filmes ou a audição de música da sua preferência. Jornais e revistas nacionais e locais estão ao dispor na zona de leitura informal, uma zona de conforto especialmente concebida para proporcionar momentos de lazer.

A secção encontra-se, ainda, equipada com computadores para execução de trabalhos e acesso à Internet.

O projeto da Biblioteca Municipal remonta a 1998, altura em que o Município entendeu a importância que um equipamento desta natureza teria para a vida cultural dos seus cidadãos. Através dum investimento de 1 milhão de euros, comparticipados a 50% pelo Ministério da Cultura, por meio da DGLB, foi possível, ao fim de um longo processo burocrático e de muita persistência, realizar um sonho, oferecendo à população um espaço público que é, por excelência, o espaço do conhecimento.

Como se vislumbrou de início, a biblioteca Municipal pretende constituir-se como um espaço de fruição e lazer onde o conhecimento ocupa lugar principal, onde o livro tem lugar de destaque, não sendo, no entanto, o único pólo de atracção de utilizadores, pois as novas tecnologias, os jogos de entretenimento, as publicações periódicas também fazem parte das componentes deste novo espaço.

A biblioteca Municipal almeja ser um espaço dinâmico, acolhedor e aberto a todas as idades.

A Biblioteca Municipal Castro Marim integra a rede Nacional de Bibliotecas Municipais.

HORÁRIO | de segunda a sexta-feira, das 9h30-13h00 e das 14h30-18h00.

Mais imagens relacionadas:

A Biblioteca Municipal de Castro Marim, foi pensada para poder albergar um conjunto de espaços onde se possam realizar diversas iniciativas.

Procura dar-se assim à população deste Município, a oportunidade de frequentar um ambiente onde possa contactar com novas ideias, realidades e pensamentos, essenciais na obtenção da plena cidadania.

Que seja também um local de convívio onde os cidadãos possam partilhar e divulgar os seus conhecimentos e onde, simultaneamente, possam usufruir das novas tecnologias e das novas formas de comunicar, como é exemplo a Internet, facilitando a aprendizagem ao longo da vida e promovendo a inclusão digital.

Exterior

Interior