•  
  •  
  •  

Grupo etnográfico Amendoeiras em Flor

O Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor é um grupo cultural que nos convida a fazer uma viagem ao passado, à obra artística e às tradições populares de Castro Marim. Sediado na antiga escola primária de Altura foi fundado em Janeiro de 2014.

No dia 29 de fevereiro de 2020 foi formalizada a subida de nível da Associação Cultural Amendoeiras em Flor para sócio efetivo na Federação do Folclore Português, o resultado e a elevação do trabalho, empenho e compromisso que a Associação tem tido para com a identidade cultural do território. O presidente da Federação do Folclore Português, Daniel Café, enalteceu a identidade deste grupo, que “espelha as suas gentes, com uma seriedade no trajar que não tem arrogância nem riqueza desmesurada”, acrescentando que as Amendoeiras em Flor promovem um trabalho que os lança “no patamar dos mais representativos do Algarve”.

O grupo procura fazer um trabalho de valorização das tradições ligadas à dança ao património material e imaterial desta região, representando as classes sociais mais baixas e os seus ofícios existentes no Concelho no princípio do século passado, onde é de destacar: os salineiros, a candongueira, pescadores e mariscadores, agricultores, a vendedora de galinhas, a mulher da empreita e a aguadeira.

 

Associação Cultural Amendoeiras em Flor
Rua da Liberdade, Altura
Telemóvel: 965213125