•  
  •  

Dias Medievais 2016

Cultura
Desenvolvimento
Patrimónios
Turismo

A 19ª edição dos Dias Medievais de Castro Marim está a chegar. Os dias de magia e de fantástico, na sua pluralidade e nas suas contradições, regressam à vida de Castro Marim de 24 a 28 de agosto. 

Com a duração de cinco dias, os Dias Medievais de Castro Marim terão, pelo 2º ano, com o alargamento do Mercado Medieval à zona nascente da vila. O palco principal continua a ser o castelo da vila, o cenário ideal para as principais recriações, como as de artes e ofícios, onde estão representadas mais de 45 profissões, a exposição de instrumentos de tortura e punição, as mostras gastronómicas e os grandes espetáculos.

O apetitoso banquete medieval, que decorre também no castelo e é apenas acessível mediante reserva, tem um custo de 30 euros (a confirmar), garantindo acesso a tudo – mercado medieval, castelo, brindes.

Personagens mitológicas e históricas, guerreiros, monstros, princesas, reis e rainhas, as várias classes sociais - clero, nobreza, burguesia e povo -, desfilarão pela vila de Castro Marim, num revivalismo da contradição barbárie e cultura, que tão bem caracteriza a Idade Média, palco de guerras, violência, da mortífera peste negra, de torturas, mas também de decisivos acontecimentos históricos e magníficas produções culturais e artísticas, como a criação da cidade, dos bancos, dos câmbios e também da universidade.       

Não existe um universo imaginário que se preste mais à deambulação e ao sonho do que o medieval. A matéria de que é feita a memória desses tempos é vaga e imprecisa e nela se confundem acontecimentos e lendas, imagens e sonhos de origem obscura, o natural e o sobrenatural, o visível e o invisível.

Todo este fascínio, entre mundos de sombra e luz, de inquietação e de descoberta, será alimentado pela animação de rua, com grupos de música e de dança, cavaleiros, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, contadores de histórias, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, entre muitos outros.

Entre 24 e 28 de agosto, a vida quotidiana do homem da Idade Média é recriada com todo o rigor e paixão, num programa cultural, gastronómico e lúdico inesquecível. Durante cinco animados dias e cinco noites plenas de mistério, os ideais da cavalaria e os torneios, o imaginário lúdico da época, a animação de rua, a exibição de artes e ofícios, as trocas comerciais, os espetáculos teatrais e musicais e os banquetes, com uma variedade de iguarias, prometem uma viagem genuína e inesquecível à mágica Idade Média. E não se admire se, no final da viagem a este tempo muito distante, de regresso ao século XXI e a casa, sentir a nostalgia de um sonho de que despertou.

Mais imagens sobre esta notícia: